You are here

A cosmética do futuro

Qui, 28/06/2012 - 12:17
"Até onde voará a cosmética, rumo a maiores e melhores resultados? A pergunta faz cada vez mais sentido, numa era em que os limites são cada vez mais pequenos e mais fáceis de ultrapassar."

Na verdade, e analisando todos os desenvolvimentos que a cosmética tem passado, nas últimas décadas, poder-se-ia pensar que, a cada ano, todas as marcas apostam única e exclusivamente em novos produtos. Mas não é bem assim... Basta pensar no sérum - um dos produtos que mais patentes tem registado, nos últimos anos. Efetivamente, e a cada ano, temos novos séruns, mais potentes e precisos que os anteriores, que prometem ir até à raiz do problema e resolvê-lo em poucas semanas.

No entanto, se olharmos para o primeiro sérum lançado no mercado, o Advanced Night Repair, da Estée Lauder, percebemos que, apesar dos seus já 30 anos de vida, o mesmo mantém-se quase 100% fiel ao que era quando foi lançado, em 1982. E não é por acaso que a cada minuto se vendem cerca de 8 frascos em todo o mundo. Incrível, verdade?

Não menos incríveis são os avanços que, lado a lado com os “clássicos”, se vão verificando. A Glicobiologia (ciência que estuda os glicanos, presentes na superfície das células e responsáveis pela sua conexão), por exemplo, foi recentemente aplicada à cosmética pelas mãos da Yves Saint Laurent Skinscience. Desta união nasceu a nova gama FOREVER YOUTH LIBERATOR, que já chegou a Portugal e tem como principal elemento um ativo, o Glicanoactif TM (patenteado pela YSL), que “solta” as células, lançando uma espécie de mensagens de juventude, que faz com que a pele regenere muito mais rapidamente do que o normal.

Não menos inovadores andam os produtos de maquilhagem, nos quais a cor há muito que deixou de ser o único aspeto a ter em conta. Hoje, uma base, por exemplo, quer-se de tratamento. Não basta cobrir as imperfeições e aperfeiçoar a tez, sendo necessário que trate das borbulhas ou das manchas, que proteja a pele dos raios ultravioleta, que hidrate ou que trate e previna o aparecimento de rugas. E se conseguir várias destas coisas, tanto melhor! O mesmo se aplica às máscaras de pestanas, que não devem apenas colocá-las no alto, preferencialmente bem espessas e volumosas, mas devem também proteger os pelos, contribuir para o seu crescimento, evitar a queda,...

Nesta bolsa de maquilhagem, nem os batons escapam à inovação. Hoje, mais do que colorir os lábios, é necessário hidratá-los, dar-lhes volume e, se possível, rejuvenescê-los.

Com toda esta tecnologia, pode ter a certeza de que os avanços da cosmética são feitos a pensar em si e à medida das suas necessidades! Por isso, e quando passar nas lojas de perfumaria e cosmética dos Aeroportos, aproveite para se deslumbrar com toda a recente gama destes produtos, sinta-os no momento, e mais tarde, no seu rosto, no seu corpo ou, quem sabe, nos seus lábios e nas suas pestanas!

Mónica Lice
Blogger e consultora de imagem
Autora do “Mini-Saia”  (http://mini-saia.blogs.sapo.pt/)

Consultora de imagem e autora do blogue Mini-Saia