You are here

Ciclovias: Onde pedalar à beira mar!

Seg, 11/06/2012 - 12:05

De norte a sul do país há centenas de ciclovias marcadas e identificadas pela rede nacional. Descubra o prazer de pedalar, sozinho, a dois ou em família com o mar ou o rio no horizonte!

À beira mar ou à beira rio, pedalar é relaxante, divertido e ajuda a manter a forma física. Das muitas redes de ciclovias que há em Portugal, o escape selecionou algumas das mais bonitas localizadas junto à água. Escolha o seu roteiro e desfrute do sol!

Ciclovia da Marginal Ribeirinha
Esta ciclovia acompanha a margem norte do rio Lima até à foz. Em Viana do Castelo, o percurso marginal entre a Rua da Veiga e a extremidade do Cais do Norte tem 1732 metros já em funcionamento. Passa pela Praça de Touros e Pousada da Juventude, por baixo da Ponte Eiffel, atravessa a Marina, passa ao lado da Biblioteca Municipal, atravessa a Praça da Liberdade, passa pelo Posto de Turismo e pelo Gil Eanes, terminando no Porto de Viana.

Ciclovia da Marginal Atlântica
Tem 3700 metros e percorre a marginal desde a foz do Rio Ave em Vila do Conde até à marina de Póvoa do Varzim. Começa na área circundante ao Forte de S. João Baptista, percorre as Avenidas de Manuel Barros, do Brasil e Infante D. Henrique, para terminar onde começa a Ciclovia da Póvoa, junto à Marina. Está bem sinalizada e tem mais de 2 metros de largura.

Ciclovia da Foz
É um percurso imperdível para os amantes de bicicleta. Ao longo de quase 9 quilómetros percorre a foz do Douro, desde a Ponte Luís I, vulgarmente chamada D. Luis, passando pela Ribeira do Porto, seguindo paralela ao mar até à Foz e ao Parque da Cidade. Metade rio, metade mar, permite desfrutar de várias paisagens únicas e emblemáticas da Invicta!

Ciclovia dos passadiços das praias da Figueira da Foz
Mais na praia seria impossível. Esta ciclovia de 1760 metros é caracterizada por ser unicamente em passadiços de madeira por cima do extenso areal das praias da Figueira da Foz e de Buarcos.

Ciclovia das Praias
Ao longo de mais de 7400 metros, esta ciclovia liga a praia de Santa Cruz (em Torres Vedras) à Praia de Santa Rita em Porto Novo. Um percurso que nem sempre é feito à beira mar mas que passa por dunas e arribas.

Ciclovia do Guincho
Provavelmente a mais bonita dos arredores de Lisboa. Esta ciclovia com mais de 8500 metros tem início na Marina de Cascais e termina na praia do Guincho num percurso sempre paralelo ao mar. Aproveite para espreitar a Boca do Inferno, e os faróis de Santa Marta, da Guia e de Cabo Raso.

Ciclovia de Tróia
Caracterizada pela paisagem típica da península de Tróia, marcada por dunas e vegetação de areal, esta ciclovia de 5 quilómetros tem início no troço de estrada de acesso ao Troiaresort e ao Soltroia. Pelo caminho poderá espreitar o morcegário de Tróia que guarda uma colónia protegida da espécie.

Ciclovia de Vila Nova de Cacela
Sempre encostada ao mar, esta ciclovia com mais de 5600 segue desde o Ribeiro de Lacém na parte sul de Vila Nova de Cacela, até à praia da Manta Rota na costa Algarvia. Pelo caminho não pode perder o miradouro sobre a Ria Formosa.

Fonte: Escape